top of page
logo.png

A Creche Sempre em Flor, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), que tem por objectivo colaborar com a família na criação e educação dos seus filhos, coadjuvando os serviços públicos competentes e outras instituições ou entidades num espírito de inter-ajuda, solidariedade e colaboração. A acção de A Creche Sempre em Flor estender-se-à à população da freguesia de Algueirão - Mem-Martins, e à sua área de influência. A organização e funcionamento das diferentes valências, consta do projecto educativo elaborado pela educadora coordenadora e aprovado pela Direcção.

As crianças com necessidades educativas especiais, são avaliadas individualmente antes de serem ou não admitidas na Instituição. A Instituição tem por objectivo, proporcionar às crianças um ambiente de continuidade do meio familiar, num local seguro e onde se sintam felizes, de forma a ser possível, desenvolverem-se em todos os domínios (emocional, intelectual, social e físico), onde a alimentação, o descanso e as actividades, são prestadas de acordo com as exigências do processo de desenvolvimento da criança.

Educar, estimular, respeitar e transmitir valores a todas as crianças promovendo o seu desenvolvimento integral, cooperando de forma estreita com as famílias e partilhando com estas e com a comunidade aprendizagens e vivências de diferentes culturas.

Visão

Missão

Ser uma instituição de referência

que prima pela qualidade dos

seus serviços, pelas respostas

sociais e intervenção comunitária

que efetua.

Valores

Amor, Compromisso, Responsabilidade, Solidariedade, Respeito, Cooperação,

Dedicação e Felicidade.

HISTÓRIA

“A Creche Sempre em Flor”, localiza-se no distrito de Lisboa, Concelho de Sintra e freguesia de Algueirão Mem-Martins. A Creche Sempre em Flor teve o seu início em 1974, com o nome de Creche Popular de São Carlos, da qual fazia parte uma Comissão de Moradores, tendo como objetivo inicial, o acolhimento dos seus filhos. Em 1978 a Creche reabriu com nova direção, a qual se organizou inicialmente como comissão instaladora e tendo como Presidente o Reverendo Presbítero da Igreja Lusitana, César Pereira Félix. A partir de então a creche passou a denominar-se “A Creche Sempre em Flor”. Em 1981, foi reconhecida como Associação de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, que se rege segundo estatutos próprios. Em Setembro de 1998, começou a funcionar o Centro A.T.L.

Em Janeiro de 1999, começou a funcionar o equipamento de São José. Este bairro, foi construído em 1996 ao abrigo do Projeto PER (Programa Especial de Realojamento) tendo em conta o Decreto-Lei n.º 163/93 de 7 de Maio de 1993. No âmbito deste projeto, a Câmara Municipal de Sintra, através das Divisões de Habitação, de Educação e Saúde e Ação Social, tendo em conta a quantidade de famílias realojadas com um número significativo de crianças menores, decidiram que era imprescindível criar um equipamento social na área da infância para dar resposta à população deste bairro. Em Janeiro de 1999 a IPSS A Creche Sempre em Flor, recebeu da Câmara Municipal de Sintra o convite para gerir o equipamento social entretanto criado.

bottom of page